sexta-feira, 27 de março de 2009

Bahia sedia o Brasil

Bahia, conheça mais!


Estado escolhido para sediar a primeira capital do Brasil, entre os anos de 1594 e 1763. A Bahia tem mesmo muita história para contar. Com paisagens como a Costa das Baleias e Paulo Afonso, o destino encanta com a paisagem natural, um dos maiores carnavais de rua do país e a culinária tipicamente apimentada, servida por baianas caracterizadas com colares e grandes vestidos rodados.

Bahia tem gosto para todos os fregueses. Desde conhecer o passado da região, exposto nos casarões coloridos e históricos do Pelourinho, até praticar esportes de aventura e ecoturismo, em roteiros pelas belíssimas águas das cidades de Lençóis e Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Do norte ao sul da Bahia, o que não faltam são ótimas opções para o turista se divertir e descansar.

Uma terra repleta de crenças e culturas. O sincretismo entre o candomblé e o catolicismo pode ser apreciado em manifestações como a Festa de São Roque e as missas dedicadas a Santo Antonio de Categeró, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Na capital, Salvador, por exemplo, o ciclo de comemorações religiosas se inicia dia 4 de dezembro, com a festa de Santa Bárbara, e segue até fevereiro, no Carnaval.

O sabor tropical da gastronomia baiana tem a marca registrada principalmente pelo azeite de dendê, originário da África, além do leite de côco e da pimenta, que tempera acarajés, mariscadas, carurus e moquecas. Quem visitar a Bahia também não pode deixar de provar os pratos feitos com espécies raras de frutos do mar e os doces à base de côco, abundante na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário